27 setembro 2017

Como saber se um site é confiável para comprar mochila ?




Ei, tudo bem ?

Hoje vamos falar de um assunto bem bacana, quase uma utilidade publica rs, tenho certeza que você já passou por algum site ou página nas redes sociais e se APAIXONOU por algum produto mas ficou pensando "Será que esse site é confiável para comprar?"

Ter essa desconfiança é algo normal, afinal de contas da mesma forma que a internet facilitou as transações comerciais ela também se tornou alvo de usuários mal-intencionados, os quais utilizam de golpes virtuais.

Mas calma, nós estamos aqui para passar a você muitas dicas que vão evitar que você tenha aborrecimentos com suas compras online, sabendo escolher os canais de compras certos a internet vira um paraíso!

1º Já vamos começar revelando um dos passos mais importantes, busque o nome da loja no Google e verifique se ela tem cadastro no ReclameAqui caso positivo analise quantas reclamações a loja tem e quantas ela respondeu, entre em uma das reclamações e verifique qual foi a resposta da loja, se ela resolveu o problema que teve com o cliente. 

- A loja estar no site do Reclame aqui não é um problema, o problema é a mesma não responder as reclamações ou responder mas não solucionar. 

2º Ainda no Google ou no próprio site da loja verifique se a mesma está nas redes sociais, leve em consideração que a loja deve estar presente pelo menos no Facebook e Instagram, entrando nas páginas verifique os comentários ou opiniões que outros clientes deixaram. 

- Desconfie caso a loja não tenha redes sociais e tenha muitos depoimentos no próprio site, muitas lojas fazem depoimentos falsos em seus sites.

3º Consultar o CNPJ da loja também trás uma segurança maior, pois toda e qualquer loja deve ser registrada na Receita Federal, independente de ser online ou física. Você pode consultar no SERASA.

- Desconfie caso o CNPJ não esteja presente na página/site, e mesmo que esteja recomendamos a consulta porque algumas lojas usam CNPJ falsos.

4º Tempo de domínio (domínio é o "link" do site), em alguns sites como o whois você consegue colocar o domínio da loja e saber várias informações como o tempo do domínio e também quem é o proprietário dele.

- Desconfie caso o domínio possua menos de 1 ano (90% dos domínios fraudulentos possuem menos de 1 ano de registro).

5º Selos, eles costumam ficar no rodapé do site (podem estar em outro lugar também) são certificados que garantem algo sobre aquela loja, como por exemplo: 

  • Satisfação (Demonstram a credibilidade da loja quanto a solução de problemas dos clientes) 
  • Segurança (Indicam que é seguro fornecer informações para o site)
  • Anti fraude (Uma segurança para a loja virtual, que analisa dados do consumidor antes da compra ser realizada)
  • SLL (Tornam seguro todo o tráfego trocado entre o site e o consumidor)

Quando a loja possuir algum selo é muito IMPORTANTE que você clique em cima do selo, assim que você clicar será redirecionado para a pagina oficial há qual representa o selo, se você tentar clicar e a imagem não possuir link é porque a loja está utilizando uma imagem falsa!

6º Leve em consideração o visual da loja, não é uma regra, mas você precisa se sentir confortável e confiante. Se parecer que o site foi feito ás pressas ou com muitos erros de português, desconfie.

7º A loja possui um canal para contato ? Certifique-se que a loja possua e-mail e telefone fixo (Hoje também temos o WhatsApp que facilita muito a comunicação), você pode tanto ligar antes para tirar dúvidas e se certificar da veracidade dos contatos como também é um ótimo dado para ter em mãos caso ocorra algum problema. 

8º A maioria das lojas possuem no rodapé informações sobre a forma de pagamento, entrega, devolução/troca, é muito importante que você leia essas informações, assim você fica ciente de como a loja trabalha e quais são as regras dela.

- Desconfie, se a loja não possuir essas informações ela pode estar querendo omitir alguma informação, ou seja, mesmo que você receba o produto é provável que se tiver alguma complicação/defeito eles coloquem algum empecilho para solucionar, ou se tiver um atraso eles justifiquem de uma forma que você não estava esperando, então é melhor comprar de uma loja que já deixa as politicas bem claras no site para não ter surpresas depois.

9º Em relação aos Meios de Pagamento, não recomendamos que você faça a primeira compra na loja através de boleto bancário ou transferência bancária, essas formas de pagamento indicamos para quando você já tem um relacionamento (histórico de compras) na mesma loja. 

- Indicamos que utilize meios de pagamentos que vão reembolsar você caso o produto não chegue, eles são: PagSeguro, PayPal e MercadoPago (usando eles você tem a opção de pagar por boleto bancário ou cartão de crédito), essas plataformas de pagamento fazem a intermediação entre você e a loja, ou seja, o valor só é liberado para a loja quando o produto for entregue para você.

E agora acabaram as dicas de hoje (Que felicidade dividir esse conhecimento com vocês hurul) 

E você o que achou? Já utiliza alguma dessas dicas? 

Não deixe de usa-las, você pode pensar "vou perder muito tempo fazendo isso" mas isso não é verdade, quando você se acostumar vai fazer a pesquisa em 5 minutos no máximo, e esses minutos vão valer muito a pena, vão fazer você se resguardar de uma futura dor de cabeça rs. 

As dicas que foram dadas nesse post não servem somente para comprar mochilas, mas para qualquer produto/serviço. Fizemos o post voltado para o público que deseja comprar mochilas porque vemos muitas pessoas com desejo de comprar na internet por ter uma vasta opções de modelos (Em contramão das lojas físicas que costumam ter modelos bem tradicionais), mas muitas vezes não compram por insegurança ou compram e não se atentam nesses pontos e acabam se frustando. 

* Se você foi vitima de alguma fraude DENUNCIE, registre um boletim de ocorrência, uma queixa junto ao Procon da sua cidade e no ReclameAqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo